#480 - Rejeição 480: O QR Code do MDF-e deve ser informado

A partir de 07 de outubro de 2019, a Sefaz passará a validar o QR Code no ambiente de produção do MDF-e. Portanto, quando emitido um Manifesto Eletrônica de Documentos Fiscais, a partir dessa data, quando não informado a URL do QR Code no grupo infCTeSupl, haverá ocorrer a rejeição 480 - O QR Code do MDF-e deve ser informado.

 

Exceções e Observações

Para essa regra de validação não há exceções. A relação das URLs utilizadas no QR Code acesse o link: 

 

Regra de Validação da Sefaz

Exemplo

Para o exemplo, foi emitida um MDF-e sem as informações necessárias para compor a imagem do QR Code. Como não contém o grupo "infMDFeSupl", foi rejeitado pelo motivo 480:

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<tot>

[...]

</tot>

<infAdic/>

</infMDFe>

<Signature xmlns="http://www.w3.org/2000/09/xmldsig#">

    <SignedInfo>

        <CanonicalizationMethod Algorithm="http://www.w3.org/TR/2001/REC-xml-c14n-20010315"/>

        <SignatureMethod Algorithm="http://www.w3.org/2000/09/xmldsig#rsa-sha1"/>

        <Reference URI="#MDFe26191000289348000574580100000125301733208444">

[...]

</Signature>

 

Como resolver?

Primeiramente deve verificar se o software emissor está apto e atualizado para gerar o manifesto com as informações do QR Code. 
Após realizar os ajustes necessários, o arquivo gerado deverá conter o grupo "infMDFeSupl/qrCodMDFe" como no exemplo abaixo, então basta reenviá-lo:

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<tot>

[...]

</tot>

<infAdic/>

</infMDFe>

<infMDFeSupl>

            <qrCodMDFe>https://dfe-portal.svrs.rs.gov.br/mdfe/qrCode?chMDFe=26191000289348000574580100000125301733208444&tpAmb=1</qrCodMDFe>

        </infMDFeSupl>

<Signature xmlns="http://www.w3.org/2000/09/xmldsig#">

    <SignedInfo>

        <CanonicalizationMethod Algorithm="http://www.w3.org/TR/2001/REC-xml-c14n-20010315"/>

        <SignatureMethod Algorithm="http://www.w3.org/2000/09/xmldsig#rsa-sha1"/>

        <Reference URI="#MDFe26191000289348000574580100000125301733208444">

[...]

</Signature>

 

Essa informação, na Aplicação Oobj, é preenchida automaticamente. Caso observe essa rejeição, acione o suporte Oobj para verificarmos o motivo do problema.